quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Manual OGame Planeta Principal


Planeta Principal

Para começar cada jogador recebe um planeta com 163 campos (espaço disponível para construir estruturas no planeta) e uma quantidade básica de metal e cristal.
Os números que aparecem ao lado do nome de nosso planeta são as coordenadas de sua localização dentro do Universo em que nos encontramos. Representam Galáxia: Sistema Solar: Posição Planetária dentro desse Sistema Solar.O Universo vai desde 1:001:1 até 9:499:15 (exceto Electra).
Cada universo é independente de outro, assim, quem joga no Universo 1 não interage de forma nenhuma com o jogador do Universo 2. É permitido criar 1 conta por Universo.

Para mudar o nome do planeta devemos ir a página "Visão Geral" e clicar onde diz Desistir/Renomear, aí aparecerá um quadro onde diz Alterar Nome, com um espaço onde pudemos escrever o novo nome e finalmente pressionar no botão Nomear.

A posição do planeta com respeito ao sistema solar influencia em algumas coisas:

- Quanto mais baixo for o número, isto é mais perto do sol, o planeta será mais quente. Planetas mais quentes produzirão mais energia solar com seus satélites solares e as plantas de energia solar, mas menos deutério do que um planeta mais afastado.
- A posição também influencia na quantidade de campos no momento de colonização (explicado mais à frente).


Recursos

Gerar recursos é de grande importância já que são a base de todas as construções e pesquisas.

Primeiro passo é construir a Planta de Energia Solar. Nunca descuidar a energia porque se não tivermos a energia suficiente as nossas minas funcionarão abaixo da sua capacidade. Sabendo isto podemos ir ampliando as minas e controlando sempre a energia suficiente para a produção de recursos. Se clicarmos no nome da mina (ex. Mina de Metal) aparecerá um quadro mostrando para cada nível dessa mina qual é sua produção por hora e o seu consumo de energia. Desta maneira podemos saber se temos a energia disponível para abastecer a mina no nível seguinte ou se devemos ampliar primeiro a nossa Planta de Energia Solar.
Quando a energia disponível está a negativo fica a vermelho, é sinal que não estamos gerando energia suficiente para abastecerem as nossas minas e por isso devemos aumentar a nossa produção de energia.

Energia solar é gerada através de Plantas de energia solar e satélite solares, porém num ataque os satélites solares são quase sempre os primeiros a serem destruídos. Também é possível gerar energia com a planta de fusão, ela gera energia usando pequenas quantidades de deutério. Recomendada para planetas mais afastados do sol, pois estes produzem mais deutério e menos energia solar.

Um pouco mas adiante falaremos da Planta de Fusão. Devemos ter em conta que a Planta de Fusão gera energia, mas também consome o valioso deutério. Como requisitos basta ter um Sintetizador de Deutério nível 5 e Tecnologia de Energia nível 3.

Os satélites solares. A fórmula para calcular quanto produzem é INT (((temperatura máxima)+140) / 6) energia por satélite. Os Satélites têm os seus prós e contras, são baratos, mas também são muito vulneráveis nos ataques, sendo provável que sejam destruídos na altura de um ataque ao planeta. Assim, cada um deve considerar se lhe convém ou não a sua compra / utilização.

Ao aumentarmos cada nível de uma infraestrutura, também aumenta o tempo que requer para chegar ao seguinte nível. Para reduzir este tempo é altamente recomendável evoluir a Fábrica de Robôs, pois esta reduzirá consideravelmente os tempos de construção.
Mais à frente poderá reduzir drasticamente os tempos de construção de edifícios, naves e defesas com, a Fábrica de Nanites, mas isto é para uma etapa mais avançada no jogo já que requer uma grande quantidade de recursos.


Transportando recursos


Para transportar recursos usam-se os cargueiros. Cargueiros Grandes transportam até 25.000 unidades de recursos e cargueiros pequenos até 5.000 unidades. Para transportar recursos vá até ao menu Frota, escolha a quantidade de cargueiros que quer enviar e clique em próximo; após isso escolha as coordenadas e mais uma vez clique em próximo; depois escolha a missão Transportar para enviar recursos e seus cargueiros retornarem ou transferir para enviar os recursos e os cargueiros ficarem estacionados no planeta de destino.

Cargueiros Pequenos




Cargueiros Grandes



Pesquisas

As pesquisas são de importância vital para a evolução tecnológica dos seus planetas. São tão importantes que sem a evolução de algumas pesquisas específicas o planeta não progride mais do que o básico.
Segue-se uma breve explicação de cada pesquisa:


Tecnologia Espionagem



Para espiar / não ser espiado /conhecer a frota do adversário (em caso de um ataque).

Tecnologia de Computadores

Cada nível pesquisado disponibiliza 1 slot na página de 'Frota'.
1 slot = 1 Frota / Missão

Tecnologia de Armas



+ 10% de poder de fogo. (defesas e naves)

Tecnologia de Escudo



+ 10% de escudo. (defesas e naves)

Tecnologia de Blindagem




+ 10% de blindagem (naves)

Tecnologia de Energia



Tecnologia de Hiperespaço

A Tecnologia de Hiperespaço permite ter o Motor Hiperespaço.

Motor de Combustão



+ 10% de velocidade para:
Cargueiro Pequeno
Cargueiro Grande
Sonda de Espionagem
Reciclador
Caça Ligeiro

Motor de Impulsão



Aumenta a velocidade das naves e o alcance dos mísseis.
+ 20% de velocidade para:
Cruzador
Nave de Colonização
Bombardeiro
Caça Pesado

Motor de Hiperespaço




+ 30% de velocidade para:
Nave de Batalha
Destruidor
Interceptador
Estrela da Morte

Tecnologia de Laser



Permite ter os lasers ligeiros e pesado, a tecnologia de plasma e de íons.

Tecnologia de Íons



Permite ter o Canhão de Íons.

Tecnologia de Plasma



Tecnologia de Gravitação




Permite ter a Estrela da Morte.

Rede Intergaláctica de Pesquisas



Reduz o tempo de cada pesquisa.

Astrofisíca



Permite a colonização de novos planetas e as expedições.


Bashing (Ataques)

Quantas vezes a cada 24 horas posso atacar um jogador?
Pode fazer 6 ataques num período de 24 horas sobre o mesmo planeta ou lua (Exceto universos especiais - ver Regra Bashing). Esta regra não é válida em declarações de guerra corretamente declaradas no Fórum e expostas na página externa da aliança.

Durante um ataque, qual é a quantidade de recursos que posso roubar?
Pode roubar até 50% dos recursos existentes no planeta. Por isso é conveniente atacar o planeta em vagas sucessivas, para roubar o máximo possível.

Uma sonda enviada com a ordem "ataque" é considerada como um "ataque"?
Ataques de sondas não contam para esta regra. Contudo se o ataque com sondas tiver o objetivo de incomodar o outro jogador poderá ser banido por SPAM.

Após um ataque, porque não perdi todas as minhas defesas?
Cada defesa tem uma possibilidade de reparação de 70%. A reparação é imediata (logo após o ataque).

O que é o Rapid Fire?
O fogo rápido é a habilidade que tem uma unidade, depois de um disparo, de poder disparar a outras unidades, isto é, de poder disparar mais de uma vez por cada round. Todas as unidades têm fogo rápido contra sondas de espionagem (80%). As sondas podem ser usadas como escudo barato, e assim atrair os disparos para elas.
Poderá saber mais em Rapid Fire - O que é necessário saber!

Simuladores de Ataques
Estes programas servem para simular as batalhas antes delas ocorrerem para saber se o ataque é rentável ou não, ou para prevenir a sua defesa num possível ataque:

Drago Sim <-- On-line, precisas de estar conectado.
SpeedSim <-- On-line, precisas de estar conectado.
SpeedSim <-- Off-line, precisas de fazer o download do programa.


Espionagem

A espionagem é uma das coisas mas importantes no OGame. Só espiando podemos encontrar alvos, que tenham os recursos suficientes para que um ataque valha a pena e que ao mesmo tempo tenham tão poucas defesas que nossa sonda possa superá-las sem problema.

No entanto, o sistema de espionagem para os novatos é um pouco complexo. Se enviarmos uma sonda de espionagem para um planeta ou lua (com a missão de espiar) recebemos um relatório de espionagem. Este relatório tem diferentes versões, desde um relatório completo até um relatório resumido ou curto. O que interessa é a diferença entre os níveis de espionagem entre você e o seu inimigo. Quantos mais níveis acima do seu tiver o inimigo, mais sondas terá que enviar para completar a diferença.

(nível esp. do inimigo - o teu nível de esp.)²

Por exemplo: (7 - 5)² = 2² = 4

Terás de enviar 4 sondas para corrigir a diferença dos 2 níveis a mais de espionagem que o seu inimigo tem.

Depois de ter igualado ou ultrapassado o nível de tecnologia de espionagem, poderá receber os seguintes relatórios:

1 Sonda tendo o mesmo nível de espionagem = Mostra recursos (embora estes sejam sempre mostrados)
2 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 1 sonda a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota
3 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 2 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas
5 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 5 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edifícios
7 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 7 sondas a mais das necessárias para igualar o nível de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edifícios + pesquisas

Portanto, o que vemos no relatório de espionagem depende de nossa tecnologia de espionagem e da do inimigo. Quanto maior for a diferença, mas detalhes se vê do inimigo. Podemos aumentar a probabilidade de ver mais detalhes se enviarmos mais sondas ao planeta inimigo. Neste caso, o aumento da tecnologia funciona ao quadrado, isto é, por cada nível de diferença temos de enviar cada vez mais sondas, embora haja a probabilidade da defesa do planeta inimigo destruir todas as suas sondas. Para isso serve a % de contra-espionagem. Quanto mais elevada for, mais perto estamos de perder as nossas sondas (Max: 100%).
Poderá saber mais em Espionagem: Dúvidas & Soluções


Colônias

Como já vimos cada jogador começa o jogo com um planeta de 163 campos, mas o jogo dá a possibilidade de ter, além desse planeta principal, várias colônias. Para conseguires uma colônia deve pesquisar primeiro a astrofísica. Depois de pesquisar a astrofísica, você deve construir uma nave de colonização

Quando já temos a nave de colonização disponível, o próximo passo é procurar um lugar vazio para criar a colônia. Para procurar um lugar vazio devemos ir à página 'Galáxia' (ter em conta que tem um custo de 10 deutério por cada sistema solar que olhamos). Nesta página aparece o sistema solar com os planetas de 1 a 15. Alguns dos planetas já têm um "dono", isto é, estão ocupados por outro jogador. Os espaços não preenchidos são "Slots" disponíveis para colonizar. No entanto o tamanho dos planetas varia conforme a posição onde se encontram. O tamanho consiste em probabilidades, não é uma regra simples. Assim:

pos1: média: 99, 60% entre 108 e 56 campos
pos2: média: 104, 60% entre 110 e 98 campos
pos3: média: 119, 60% entre 188 e 101 campos
pos4: média: 159, 60% entre 199 e 89 campos
pos5: média: 185, 60% entre 225 e 145 campos
pos6: média: 191, 60% entre 221 e 104 campos
pos7: média: 200, 60% entre 242 e 163 campos
pos8: média: 206, 60% entre 243 e 164 campos
pos9: média: 200, 60% entre 238 e 163 campos
pos10: média: 184, 60% entre 219 e 62 campos
pos11: média: 171, 60% entre 204 e 84 campos
pos12: média: 154, 60% entre 200 e 76 campos
pos13: média: 115, 60% entre 161 e 107 campos
pos14: média: 86, 60% entre 108 e 64 campos
pos15: média: 73, 60% entre 185 e 66 campos

Deves ter em conta que esta tabela se baseia em probabilidades, ou seja, se colonizas uma posição 4, 5 ou 6 tens 60% de probabilidade de colonizares um planeta de tamanho entre 89 e 225 campos, mas também pode perfeitamente sair um de tamanho de 60 campos. Colonizar é algo que leva o seu tempo já que às vezes é necessário destruir a colônia, pelos seus poucos campos, mas vale a pena realizar um esforço por conseguir colônias grandes, já que ficam connosco por muito tempo.

Quando já temos as coordenadas para onde queremos enviar a nossa nave de colonização, vamos à opção 'Frota', na nave colonizadora escrevemos 1 (para enviar apenas 1 única nave de colonização) e direcionamos ela a coordenadas que escolhemos. A colônia é como se fosse um planeta novo onde devemos começar a desenvolvê-lo de igual modo como o fizemos com nosso planeta principal.
Poderá saber mais em Como colonizar + tabela de colonização


Galáxia

Fui à página 'Galáxia' e não tenho mais Deutério. O que aconteceu?
O fato de consultar a galáxia, custa 10 deutério, a cada nova página ou um regresso de trás, custa mais 10 deutério.

O que significa "Planeta Destruído" na posição de um planeta?
O planeta foi destruído e está em fase de reformulação (demorará 24 a 48 horas).

O que significa Lua na posição de um planeta?
Lua tal como diz significa a presença de uma Lua. Um ataque pode resultar na formação de uma "Lua".

O que significa o Campo de Destroços na posição de um planeta?
Trata-se de um campo de destroços que pode ser reciclado por qualquer um. Se puser o mouse por cima da imagem, podes ver a sua constituição.

O que significa o "i" na posição de um planeta?
O jogador está inativo há 7 dias ou mais.

O que significa o "I" na posição de um planeta?
O jogador está inativo há 28 dias ou mais. O planeta irá ser destruído ao fim de 35dias (exceto se tiver MN comprada na conta) e poderá ser colonizado novamente.

O nome do jogador está a azul, porquê?
O jogador está em Modo de Férias.

O nome do jogador é seguido de um "b", porquê?
A sua conta foi bloqueada por um operador.

Um jogador aparece verde, porquê?
Beneficia da proteção de jogador fraco, pois é fraco demais de modo que possa atacar (tem menos 5x os seus pontos).

Jogador aparece em vermelho, porquê?
Beneficia da proteção newbie, você é fraco demais para ele. Não podes atacá-lo, nem ser atacado por ele (tem mais de 5x os seus pontos).

O que é a protecção de jogador fraco?
Até aos 5000 pontos os jogadores estão protegidos por esta regra. Com menos de 5000 pontos só é permitido interagir de forma hostil (atacar, espiar) com jogadores que têm em relação a você uma diferença de pontos até 5x, quer essa diferença seja superior ou inferior.
Uma vez que o jogador ultrapasse a barreira dos 5000 pontos, qualquer jogador com mais de 5000 pontos o pode atacar.

Tenho um tempo (minutos) na coluna ação, o que isso significa?
É o tempo desde o qual uma ação foi feita sobre este planeta. Pode igualmente ser, o tempo desde a última conexão do proprietário, o tempo desde a última sondagem efetuada sobre o planeta, ou o último transporte, o último ataque... Corresponde à última vez que houve um movimento sobre o planeta.

Há uma estrela (asterisco: *) o que isso significa?
Significa que o proprietário da conta está on-line. Também pode significar que o planeta acaba de ser sondado, há um ataque, ou um movimento de frota. Geralmente há um prazo de 15 minutos entre o fato de ter uma estrela, e o momento em que a estrela se transforma em contagem de tempo (minutos) se não houver mais movimentos.
Poderá saber mais em Indicador de Atividade (*)


Alianças

Podemos criar uma aliança ou unirmos a uma das tantas já existentes. Pertencer a uma aliança tem várias vantagens tais como estar protegido pelos colegas da aliança como pelos pactos de não agressão realizados com outras alianças, ter mais facilidades na hora de negociar recursos, etc. Somado a tudo isto esta a possibilidade de comunicar com outras pessoas e ir aprendendo com a sua ajuda.
O administrador da aliança pode criar ranking dentro da sua aliança e atribuir diferentes funções a estes como por ex: Ver as solicitações, Ver a lista de membros, Ver o estado Ligado / Desligado na lista de membros, Criar uma mensagem circular, etc.

Texto para a mensagem coletiva: (sem os espaços, os coloquei para que o fórum não identifique)

Itálico:[ i]Texto[ /i]
Gordo:[ b]Texto [ /b]
Sublinhar:[ s]Texto[ /s]
Imagens:[ img]IMAGEM[ /img]
Cores:[ color=cor]texto[ /color]

Modo de Férias

Este modo é uma boa opção se por algum motivo não vamos poder controlar o jogo por um longo tempo.
O tempo mínimo do Modo de Férias é de 48 horas (exceto univs rápidos), sem duração máxima, desde que você não fique mais de 35 dias inativo (exceto se tiver MN comprada na conta).
Uma vez ativado a produção de recursos é reduzida para o mínimo. O planeta fica imune aos ataques e também não pode ser espiado por outros jogadores.

Requisitos para ativar o Modo de Férias:

1 - Não podemos ter naves em movimento, naves/defesas em construção, minas e pesquisas sendo melhoradas.
2 - Uma vez ativado não poderemos desativá-lo até passadas 48 horas (exceto univs rápidos).


Defendendo os nossos Planetas

Isto é uma idéia pessoal e deve ser levada em conta como tal, cada um deve descobrir qual a tática que mais lhe agrada ou convém.

Para aquelas pessoas que não contam com a possibilidade de estar a controlar o jogo por muitas horas ao dia é fundamental criar uma defesa resistente (exceto Electra). Há que ter em conta os fatores podem levar um inimigo a nos atacar:

1 - Muitos recursos acumulados.
2 - Poucas ou inexistentes defesas.
3 - A pior combinação que é muitos recursos e pouca defesa.
4 - Uma grande frota estacionada no planeta, que depois de uma batalha deixe muitos recursos em forma de detritos espaciais, para serem posteriormente recolhidos pelo atacante.

As defesas têm uma probabilidade do 70% de ser reparada.
No caso de poucas unidades (menos de 10) esta possibilidade é calculada diretamente unidade por unidade.
No caso de muitas unidades a probabilidade é calculada por cada tipo de defesa. São sempre reparadas 70%+/-10% das unidades destruídas.


Mísseis

Para que servem os mísseis interplanetários e os de interceptação?
Os mísseis interplanetários servem para destruir as defesas adversárias. Os mísseis de interceptação servem para se defender dos mísseis interplanetários inimigos. Cada míssil de interceptação destrói 1 míssil interplanetário.

Como posso obter mísseis?
Tens de construir o edifício "silo de mísseis" nível 2 para os mísseis de interceptação e nível 4 para os interplanetários.

Como envio um míssil?
No painel da galáxia, na coluna ação tem um ícone com um míssil. Clica no ícone ao lado do planeta que quer atacar e seleciona o número de mísseis que quer enviar.

Não tenho o ícone de míssil, é um bug?
Não, é normal porque o alcance é limitado: alcance = (Nível do motor de impulsão * 5) –1

Os mísseis interplanetários também podem destruir frotas?
Não, unicamente os sistemas de defesas do planeta alvo podem ser destruídos.

O envio de mísseis interplanetários é considerado como um ataque?
Não, porque não faz parte da frota e é incapaz de roubar recursos.

Tenho um Relatório de Combate após ter lançado mísseis interplanetários?
Não. Apenas o defensor é que recebe um relatório.


Silos



Os silos são ao mesmo tempo sistemas de ataque e sistemas de defesa. Podem conter mísseis, os quais podem destruir as defesas de planetas inimigos (Mísseis interplanetários) e conter mísseis que interceptam os mísseis interplanetários (mísseis de interceptação).
Para poder usar estes mísseis tem de construir o silo. O silo custa no nível 1, 20.000 Metal, 20.000 Cristal e 1.000 de Deutério e pode albergar por cada nível 5 mísseis interplanetários ou 10 mísseis de interceptação. Os mísseis são construídos dentro da página de "Defesas".


Sistema de Batalha

O sistema de batalha no OGame entra em ação cada vez que se enfrentam unidades inimigas. Isto pode suceder tanto num ataque como numa espionagem, quando as sondas são detectadas.

Quando se produz um confronto entre dois jogadores, as unidades tomam posições e depois começam a disparar uma contra as outras. Isto ocorre ao longo de 6 rounds e aquele que ao final sobreviva é o vencedor. Se os dois ficarem "vivos" ao final, há um empate e o atacante regressa a casa.

Em cada ronda as naves e / ou defesas disparam para o inimigo. Cada nave dispara uma vez (a exceto as que tenham fogo rápido) e para um objetivo. A potência de fogo de cada nave é devido ao seu poder de ataque. Este poder de ataque é absorvido em parte ou ás vezes por completo pelos escudos.
Quando a nave perde a sua capacidade de proteção, é destruída. Por sua vez, a partir de 30% de danos na estrutura da nave, existe um risco de explosão.

Poder de ataque
Cada unidade tem um poder de ataque. Este poder pode ser aumentado em 10% se pesquisarmos a "Tecnologia de Armas". Como exemplo: Um caça pesado tem como poder de ataque 150. Com tecnologia de armas no nível 10, isto sobe em 100% isto é, a 300. Nas batalhas são somados os poderes de ataque das unidades.

Escudos
Os escudos regeneram-se em cada round.
Podem ser aumentados em 10% por cada nível da tecnologia de defesa.
Enquanto uma unidade dispor de escudo não recebe nenhum dano na sua blindagem.
Só quando o escudo é destruído é que se ataca a blindagem da nave.
Os disparos que fazem menos de um 1% de dano batem nos escudos e não produzem nenhum dano.

Blindagem das naves

Como terceiro elemento possui todas as unidades uma blindagem, é lógico.
Indica quantos pontos de dano pode absorver uma nave. Os pontos que tem a blindagem são de 10% dos pontos de integridade estrutural que tem a nave. Isto também se pode calcular na produção.
Por cada 10 de Metal ou Cristal (não deutério) dá-se 1 ponto para a blindagem.
A resistência da estrutura pode ser aumentada se pesquisamos a tecnologia de blindagem. Por cada nível aumentará a estrutura de blindagem da nave em 10%.

Overkill
As naves recebem mais poder de fogo do que aquele que suportam, e são eliminadas logo na 1ª ronda.

Probabilidade de explosão
Desde 30% de danos todas as naves podem explodir. A probabilidade é calculada por cada disparo que passa desse limite e é sempre como a parte percentual do dano total.


Pontuação / Ranking

Aqui pode ver o funcionamento do sistema de pontuação.

Como ganhar pontos?
Cada vez que investes 1000 unidades de recursos, ganha 1 ponto.

O sistema de pontuação toma em conta todos os tipos de recursos?
Sim. Pouco importa se investes metal, cristal ou deutério. No entanto o deutério gasto em deslocações das naves não é contabilizado.

Quando são contabilizados os pontos?
Os pontos são contabilizados quando a construção ou a pesquisa está concluída, visto as estatísticas agora serem em tempo real. No entanto entre as 00:10 e 00:30 (hora server) existe uma recontagem de pontos onde todos os pontos que não foram contados durante o dia serão adicionados à tua pontuação e todos os pontos que perdu lhe serão retirados.

Ganho pontos ao atacar outro jogador?
Não. O fato de atacar não faz ganhar nenhum ponto. No entanto uma das razões em atacar um adversário é roubar os recursos. Estes recursos, depois de gastos, contabilizam pontos a favor de quem os gastou.

Se destruir uma minha colônia, qual o efeito sobre a minha pontuação?
Quando destrói um dos teus planetas, todos os pontos investidos nas construções (edifícios e sistemas de defesa) e os pontos investidos na frota estacionada nesse planeta serão perdidos.

Se destruir um nível de construção de um edifício, vou perder pontos?
Sim. Em primeiro lugar para destruir um nível de construção de um edifício, deves gastar recursos que não serão contabilizados no cálculo dos pontos. Segundo, destruir um nível de construção faz perder os pontos investidos para a construção desse nível.

Como são calculados os pontos para a classificação das frotas?
1 nave = 1 ponto.( Atenção, após a atualização dos servidores para a versão 3.0, a contagem de pontos por naves foi alterada!)

Como são calculados os pontos para a classificação das pesquisas?
Quando aumenta um nível de pesquisa, pouco importando a pesquisa.
1 nível = 1 ponto.( Atenção, após a atualização dos servidores para a versão 3.0, a contagem de pontos por pesquisas foi alterada!)

Como são calculados os pontos da aliança?
Sempre que um jogador da aliança acumula 1000 pontos, a aliança ganha 1 ponto.

Quando utilizo mísseis interplanetários, qual é o efeito na minha pontuação?
A regra dos 1000 recursos investidos = 1 ponto, inclui os mísseis. Quando lança mísseis, os pontos ganhos para a construção são perdidos.

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